Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira

"Soluções Biológicas" é o tema central da ESALQSHOW

Evento será nos dias 10 e 11 de outubro, no campus da universidade, em Piracicaba (SP)...

Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017 às 09h39

A ESALQSHOW, evento que será realizado nos dias 10 e 11 de outubro no campus da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP ESALQ, em Piracicaba (SP), reunirá as principais lideranças do setor, pesquisadores e empresários para tratar da inovação e empreendedorismo na agropecuária e está sendo considerado um “farol para o futuro”. A palestra central após a cerimônia de abertura, que contará com a presença de diversas autoridades, será ministrada pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O tema principal desta edição do evento – “Soluções Biológicas” – será discutido no Encontro de Lideranças em Agricultura, no dia 10 com apresentações em cinco palestras representando as diversas visões sobre o tema selecionado no AgTech Valley Summit, que será realizado no dia seguinte, também na ESALQSHOW.

O Encontro de Lideranças terá início às 14h, com abertura e moderação feita pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim. A visão do Ensino, Pesquisa e Extensão será dada pelo diretor da ESALQ, Luis Gustavo Nussio, seguido por Raul Machado Neto, presidente da Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional – AUCANI, que representará a visão internacional sobre o tema. Em seguida, a visão da sociedade será apresentada por José Luiz Tejon Mejido, um dos principais especialistas em marketing do agronegócio. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Evaldo Ferreira Vilela ministrará a palestra com a visão do Ensino e o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, a da Pesquisa sobre “Soluções Biológicas”.

AgTech Valley Summit - No dia 11/10 a ESALQSHOW sedia o AgTech Valley Summit, que terá palestras e debates com o público a partir de seis enfoques: Bioeconomia, Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), Produção Animal, Biotecnologia, Controle Biológico de Pragas e Doenças, e Agricultura de Precisão. No bloco Bioeconomia participam Marcos Fava Neves, da FEA/USP; Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG – Conselho Superior do Agronegócio da FIESP; e Maurício Lopes, presidente da Embrapa. O bloco dedicado à ILPF terá a participação de Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil; Pedro Carneiro e Pedreira, pesquisador da Embrapa Agrosilvipastoril; Luiz Lourenço, presidente da COCAMAR; e Angelo Costa Gurgel, da FGV. O bloco Produção Animal contará com Paulo César de Fachio Carvalho, da UFRS; Rafael Canonenco de Araújo, coordenador de P&D da GRASP; Tami Brown Brandl, University of Nebraska; e Flávio Portela Santos – ESALQ. No bloco Controle Biológico de Pragas e Doenças participarão José Roberto Postali Parra, da ESALQ; Antonio Batista Filho, do Instituto Biológico – IB; e Fabio Torretta, CEO da Arysta. Já o bloco de Biotecnologia terá a presença de Rodrigo Peixoto dos Santos, presidente da Monsanto do Brasil; Maria Fátima Grossi de Sá, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Adriana Brondani, diretora executiva do CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia; e Luiz Carlos Carvalho, presidente da ABAG. Por fim, o bloco Agricultura de Precisão terá apresentações de Marco Ripoli, diretor de marketing de produto da CASE-IH, Arnaldo Bortoleto, presidente da COPLACANA e José Paulo Molin, da ESALQ. A conclusão do evento será feita por Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV.

Espaço Inovar e Painel Agricultura Digital - No Espaço Inovar ESALQ & Cia. os participantes poderão de forma dinâmica discutir problemas, soluções e tendências, estimulando o networking e promovendo novas ideias, tecnologias, produtos e serviços. O Painel Agricultura Digital no Espaço Inovar no dia 10 já tem confirmadas palestras de Antonio Mauro Saraiva, docente da Poli/USP, Alexandre Barioni, CEO da Climate Corporation e Fábio Marin, docente do departamento de Biossistemas da USP ESALQ. A mesa redonda terá a participação de José Paulo Molin, professor da USP ESALQ, Fernando Martins, CEO da AgroTools e Ricardo Inamasu, pesquisador da Embrapa Instrumentação. No dia 11, o Painel terá palestras de Tami Brown Brandl, da University of Nebraska, Richard Cooke, da University of Illinois e Antonio Morelli, CEO da Agronow. Participam da mesa redonda Leonardo Mengati, CEO da InCeres, José Tomé, CEO da AgTech Coworking, José Damico, CEO da SciCrop e Fábio Marin, da USP ESALQ.  

Enquanto esses eventos ocorrem, o público pode conferir a Vitrine ESALQ, com exposições e demonstrações de projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado nos diversos departamentos no campus. Será oferecido transporte gratuito para que o público possa percorrer esses espaços. Organizada pela USP-ESALQ e Araiby, a ESALQSHOW fará parte da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017 e tem o patrocínio da John Deere, Coplacana, Case-IH, Monsanto e AGCO e apoio da FEALQ, Prefeitura Municipal de Piracicaba, ADEALQ, ESALQTEC e PUSP-LQ, SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) e MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Mais informações podem ser obtidas pelo site www.esalqshow.fealq.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira