Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira

Paralisação impacta exportações catarinenses de suínos e aves em junho

Toda logística de embarques ficou suspensa por 10 dias o que resultou numa queda de 30% nas vendas internacionais de carne de suínos e aves, em relação a maio...

Terça-feira, 10 de Julho de 2018 às 05h58

Paralisação impacta exportações catarinenses de suínos e aves em junho

A paralisação dos caminhoneiros teve um impacto direto no desempenho das exportações catarinenses de suínos e aves em junho. Toda logística de embarques ficou suspensa por 10 dias o que resultou numa queda de 30% nas vendas internacionais de carne de suínos e aves, em relação a maio.

“A paralisação dos caminhoneiros trouxe prejuízos significativos para a economia catarinense. O fim da greve e a gradativa volta à normalidade deve gerar números mais positivos nas exportações dos próximos meses porque Santa Catarina continua produzindo carne de qualidade e com a segurança que o mercado exige”, destaca o secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

Spies espera ainda que o Governo Federal consiga reverter as suspensões de exportações impostas pela Rússia e União Europeia, que afetam alguns frigoríficos catarinenses.

Primeiro semestre de 2018

Maior produtor nacional de suínos, Santa Catarina respondeu por 48% das exportações brasileiras do produto nesse primeiro semestre. Ao todo, foram embarcadas 132,5 mil toneladas de carne suína, com um faturamento de US$ 266 milhões.

O desempenho das exportações de carne suína nos primeiros meses de 2018 foi menor do que no mesmo período de 2017. Uma queda de 4,6% na quantidade e de 19,5% no faturamento. O mesmo é observado com as vendas internacionais de carne de frango. De janeiro a junho, Santa Catarina embarcou 417,8 mil toneladas do produto, com um faturamento de US$ 715,7 milhões – uma queda de, respectivamente, 9,5% e 17,1% em relação ao último ano.

Os principais mercados para carne suína catarinense em junho foram China, Hong Kong e Chile e para carne de frango foram Japão, China e Países Baixos. No último mês, Santa Catarina exportou 56,9 mil toneladas de carne de frango e 18,2 mil toneladas de carne suína.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira