Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira

Mercosul e UE avançam em discussões técnicas

Os dois lados só vão começar a negociar tudo depois que os europeus apresentarem sua oferta agrícola...

Segunda-feira, 11 de Setembro de 2017 às 08h55

Mercosul e UE avançam em discussões técnicas

O Mercosul e a União Europeia (UE) encerraram na sexta-feira, dia 8, em Bruxelas, mais uma rodada de negociações de ''transição', que avança na discussão de vários textos técnicos para um futuro acordo de livre comércio birregional. No entanto, os dois lados só vão começar a negociar tudo depois que os europeus apresentarem sua oferta agrícola. Os europeus têm afirmado que vão apresentar essa oferta no começo de outubro, uma vez passada a eleição alemã de 24 de setembro. A partir daí, os dois blocos vão fazer a barganha final sobre acesso ao mercado, ou seja, as condições e as as medidas tarifárias e não tarifárias para a entrada de determinadas mercadorias e serviços em seus mercados.

O comissário europeu de Agricultura, Phil Hogan, afirmou, esta semana, à imprensa europeia, acreditar que o Mercosul moderou suas demandas sobre acessopara carnes e etanol. Na verdade, esse é um problema interno europeu. O Mercosul já avisou mais de uma vez que a ambição liberalizadora de um acordo vai depender do que for oferecido pelos europeus na parte agrícola. Hogan disse esperar que a próxima rodada de negociações, entre 2 e 6 de outubro, em Brasília, permita a troca de ofertas e os países avancem em áreas ditas sensíveis para conseguir anunciar um pré-acordo em dezembro.
Em comunicado esta semana, o governo da Argentina observou que as negociações devem contemplar uma ''associação estratégica'', incluindo a criação da zona de livre comércio.

Fonte: Valor

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira