Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira

Evento em São Paulo reúne empresas de carne de frango, suínos e ovos

Quarta-feira, 9 de Agosto de 2017 às 10h11

Evento em São Paulo reúne empresas de carne de frango, suínos e ovos

Especializado em avicultura e suinocultura, SIAVS contará com mais de 30 agroindústrias do setor que comercializam no Brasil e no exterior.

Maior exportador de carne de frango do mundo e quarto maior exportador de carne suína, o Brasil contará com um evento especial em São Paulo (SP) para a realização de negócios com produtores e exportadores de carne de frango, de carne suína e de ovos. Programado entre 29 e 31 de agosto, no Anhembi Parque, o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) será o maior evento realizado pelos dois setores no Brasil em 2017.

Reunindo todos os elos do setor – entre indústrias de equipamentos, casas genéticas, laboratórios, fábricas de rações e outros –, o SIAVS é o único evento voltado para a avicultura e a suinocultura com a participação de agroindústrias produtoras e exportadoras. A iniciativa é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ao todo, 32 empresas de alimentos estão confirmadas para a ação:  AB Brasil, Ad´oro, Alibem, Aurora, Agrodanieli, Bello Alimentos, Bonasa, BRF, C. Vale, Copacol, Dália, Flamboiã, Friella, Frimesa, Globoaves, GT Foods, Integra, Languiru, Lar, Naturovos, Netto Alimentos, Nicolini, Nutribrás, Pamplona, São Salvador Alimentos, Saudali, Seara, Somai Nordeste, Rivelli, Vibra, Vossko, Zanchetta Alimentos.

Além de negócios com compradores brasileiros do atacado e do varejo, a ação tem como objetivo fomentar exportações. Traders e importadores provenientes de diversos países já confirmaram participação no SIAVS, iniciativa realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Esta é a quarta edição do SIAVS com ações voltadas para vendas ao mercado interno e internacional. Nesta edição, houve um notável aumento da adesão das agroindústrias, seja por meio de um grande pavilhão especialmente construído para elas, seja por meio de estandes próprios. Estamos em um momento de franca recuperação, e as empresas não estão medindo esforços para obter avanços”, explica Francisco Turra, presidente da ABPA.

Reconstrução da imagem setorial - Tradicional evento do setor, o SIAVS tem, nesta edição, um objetivo especial: reconstruir a imagem do setor produtivo brasileiro, bastante impactada desde os equívocos cometidos na divulgação da Operação Carne Fraca, realizada em 17 de março deste ano. Para isto, além de importadores, o SIAVS trará ao Brasil cerca de 50 jornalistas de dezenas de mercados-alvo do setor produtivo brasileiro. Eles participarão de uma série de encontros e palestras voltadas para o esclarecimento e apresentação dos diferenciais que permitiram ao Brasil conquistar a liderança mundial nas vendas de proteína animal. Denominada Projeto Imagem, a ação também é uma parceria com a Apex-Brasil. “O SIAVS será o grande momento de superação dos desafios vividos ao longo do primeiro semestre deste ano. Toda a programação foi pensada com este objetivo, abordando temas dos mais variados para fomentar o desenvolvimento técnico e estimular a interação entre os vários elos do setor”, explica Turra.

Sobre a Avicultura e a Suinocultura do Brasil – O Brasil é o maior exportador e segundo maior produtor de carne de frango do mundo.  Produziu 12,9 milhões de toneladas e embarcou 4,3 milhões de toneladas em 2016. É, também, o quarto maior produtor e exportador de carne suína, com 3,7 milhões de toneladas produzidas e 730 mil toneladas embarcadas. No setor de ovos, o Brasil é o sétimo maior produtor mundial, com 39 bilhões de unidades anuais. Ao todo, o setor gera 4,1 milhões de empregos diretos e indiretos para o Brasil, especialmente em cidades do interior. Na balança comercial, é responsável por US$ 8,5 bilhões em vendas internacionais. Mais de 160 países importam produtos da avicultura e da suinocultura brasileiras.

Sobre o SIAVS – O SIAVS é o maior e mais completo evento da avicultura e da suinocultura do Brasil. Também é considerado o maior encontro político desses setores no País, contando com a presença de governadores, ministros, senadores, deputados, prefeitos, secretários, lideranças nacionais e setoriais. Além disso, os mais influentes nomes do empresariado, da área técnica e de outros elos do agronegócio brasileiro, especialmente da cadeia produtiva de proteína animal, participam do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura. Mais de 70 palestrantes do Brasil e do exterior participarão da programação do evento, em debates técnicos e conjunturais. O SIAVS é, também, a maior feira do setor, com mais de 150 empresas expositoras confirmadas. Toda a programação está disponível no site www.siavs.com.br.  

O SIAVS é uma realização da ABPA com o patrocínio do Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN),  Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), Elanco, Phibro, Bayer, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Sistema OCB, Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja).

Outros apoiadores do SIAVS são o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES), a Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos de Aves e de Suínos (ANFEAS), o Instituto Ovos Brasil, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC) e a Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira