Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira

BRF tem prejuízo de R$ 167 milhões no 2º tri

As despesas são de devoluções, fretes e armazenagem adicionais, ajuste no valor dos estoques, entre outras...

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017 às 09h03

BRF tem prejuízo de R$ 167 milhões no 2º tri

A BRF teve um prejuízo líquido de R$ 167 milhões no segundo trimestre, quando ainda registrou perdas operacionais relacionadas à Operação Carne Fraca, informou a empresa na noite desta quinta-feira, dia 10. A companhia teve perdas de R$ 117,7 milhões no segundo trimestre como resultado dos efeitos da investigação da Polícia Federal deflagrada em março. Essas despesas devem-se a devoluções, fretes e armazenagem adicionais, ajuste no valor dos estoques, entre outras. “O início do trimestre foi marcado por volumes fracos, ainda decorrentes do evento da Operação Carne Fraca, principalmente nos mercados internacionais. Ao longo do trimestre, conseguimos mitigar parte desses efeitos e fechamos maio e junho com volumes acima da média do primeiro trimestre de 2017, tanto no mercado doméstico quanto no internacional”, informou a companhia no demonstrativo de resultados.

A BRF ainda teve outras despesas não recorrentes de R$ 36,9 milhões por provisões de ação civil pública em diversas localidades, além de gasto de R$ 13,2 milhões “relacionado a uma contingência cível específica de mais de 20 anos”, informou em comunicado. A receita líquida total da BRF somou R$ 8 bilhões, queda de 5,7% ante o mesmo período do ano passado. O Ebitda (lucro antes de juros impostos, amortização e depreciação) totalizou R$ 575 milhões, redução de 39,1% na comparação anual. A margem Ebitda fechou em 7,2% ante 11,1% no segundo trimestre do ano passado. As vendas no Brasil ficaram estáveis em relação ao mesmo período de 2016, em 495 mil toneladas. A receita com essas vendas no mercado doméstico somou R$ 3,5 bilhões, queda de 0,9% ante o segundo trimestre de 2016, afetada por redução no preço médio dos produtos vendidos.

A participação de mercado da BRF na categoria embutidos subiu para 38,7%, ante 35,2% ao final do primeiro trimestre deste ano, segundo a mais recente leitura da empresa de consultoria Nielsen (maio/junho). Em frios, o market share da companhia passou de 55,6% para 55,4%. Na categoria pratos prontos, a participação caiu de 58,6% para 55,9%. A BRF disse que a perda de participação de mercado na categoria pratos prontos foi “relevante”. “Nessa categoria, com o retorno da Perdigão em lasanha em julho, completamos novamente nosso portfólio e ficamos mais preparados para reverter essa tendência. Os volumes de junho já mostram uma importante recuperação que deve se traduzir em ganhos de participação futura”, informou a companhia. A OneFoods, unidade de negócios da BRF que considera todos os países muçulmanos onde a companhia atua, teve receita operacional líquida de R$ 1,58 bilhão no segundo trimestre, queda de 1,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A OneFoods registrou uma elevação de 3,4 pontos percentuais na participação de mercado nos países do Golfo, para 42,7%.

Fonte: Carnetec

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira